A idéia partiu da necessidade de construir um viveiro florestal extremamente barato para o produtor rural. De quebra, acabou servindo também para resolver uma questão de saúde pública. Pesquisadores do departamento de Engenharia Rural da Esalq e do Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti, ambos em Piracicaba, SP, desenvolveram um projeto de caixa-d'água a partir de pneus velhos. Com isso, deram fim a um material que se tornou o grande berçário para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Além de aproveitar pneus largados em quintais, garagens e borracharias, o invento auxilia o agricultor a irrigar uma horta, um viveiro de plantas e até mesmo saciar a sede da bicharada. O reservatório serve também para armazenar água da chuva e para uso doméstico, exceto consumo humano, pois os pneus podem soltar alguns resíduos. Os níveis de contaminação, porém, são extremamente baixos, não havendo riscos para plantas e animais.

Segundo o engenheiro florestal Marcelo Precoppe, o número de pneus pode variar de acordo com a necessidade do agricultor, desde que não ultrapasse dois metros de altura. O importante é que não tenham buracos para não causar vazamentos. Bor-racharias costumam fornecer gratuitamente pneus velhos. Por isso, o custo de montagem da caixa-d'água sai por 100 reais, em média. Embora seja difícil precisar sua vida útil, estima-se que possa durar 15 anos. E vale reforçar: o reservatório não dispensa tampa. Sem ela, o combate ao mosquito da dengue torna-se inútil.

Agende sua consultoria...

Clique aqui !

Contato

Endereço: Dom Silvério - 228. Loja 2 - Alto dos Passos - Juiz de Fora - MG

Celular: (32) 98831-8605

E-mail: botanic@botanic.com.br

Siga-nos:

Pesquisas

Educação Ambiental

45%

Eficiência dos Projetos

100%

Responsabilidade Social

50%